sábado, 23 de janeiro de 2010

A Era da Abundância

Você acorda. São 6:30. Se arruma, vai para a faculdade. Depois da faculdade, corre para o estágio. Do estágio vai para o curso de línguas. Isso nos dias úteis. No sábado, curso de photoshop pela manhã. Pela tarde, aulas de francês. À noite, internet: msn, orkut, myspace, facebook, twitter, formspring, google...

Esse não é meu dia a dia. Mas é bem parecido. Tenho duas faculdades e ainda estou env
olvida em um projeto de extensão do IFPE. Mas o que isso tem demais? Tem relação com a nova era: A da abundância. A Revista da cultura, edição de janeiro, retratou na reportagem principal sobre o bombardeio de informações que recebemos a toda hora. Muitos novos conhecimentos são importantes, claro, para o nosso amadurecimento na vida profissional e pessoal. O problema surge quando o limite é extrapolado. São tantas as informações, novidades que ficamos perdidos... O que fazer? O que preciso saber? O tempo ócio é praticamente raro. E nesse ócio ainda pensamos em atividades que possam nos passar alguma informação, mesmo que indiretamente.


















Nesse novo contexto, surgem mais desafi
os aos "profissionais da mente". Psicólogos e psiquiatras recebem cada vez mais um número gigante de pessoas para tratamento de distúrbios desencadeados do excesso de atividades e informações, desde o TDAH - Transtorno de atenção e Hiperatividade à depressão. Falando em TDAH, esse é o menor dos problemas mas nem por isso não é preciso cuidado. O déficit de atenção pode atrapalhar demaseadamente qualquer pessoa. E isso reflete até na vida pessoal, que é deixada cada vez mais esquecida em detrimento de consumo de informações e mais informações e atividades. Muito jovens se suicidam pela vida muita atribulada. Afinal, eles são apenas jovens mas estão a cada dia com mais atividades sérias na agenda. Sem contar as crianças, que hoje em dia mal sabem o que é ter tempo de diversão. A internet é a principal responsável por essa nova era.

Quem não se lembra de poucos anos atrás, no qual para se obter determindas informações era necessário correr atrás de bibliotecas e muitas vezes não encontrar o que queria. Hoje, basta um clique do mouse, entrar no google e lá estão milhares de páginas só com o assunto de seu interesse.
Mais informações vocês podem ler na reportagem. Eu trouxe essa temática para o blog por se tratar de um assunto que atinge a quase todos. Afinal, o mundo está aumentando exponencialmente sua conexão com todos. O número de novos internautas e de pessoas conectadas também crescem constantemente. Eis então a questão: O que é realmente necessário? 





Nenhum comentário: